 
                                Discussão sobre o regime de pressão no forno do túnel Brictec
Durante a queima no forno de túnel, a racionalidade do regime de pressão tem um impacto significativo nos resultados da queima.O regime de pressão do forno refere-se ao padrão de distribuição da pressão estática ao longo do comprimento do forno de túnelAo traçar os dados de pressão de diferentes posições dos veículos, obtém-se uma curva de pressão.

O regime de pressão determina diretamente o estado de fluxo dos gases no interior do forno, que por sua vez afeta:
1. Troca de calor no forno;
2. A quantidade de ar de combustão necessária e o gás de escape descarregado;
3A uniformidade da distribuição da pressão e da temperatura no interior do forno.
I. Formação do regime de pressão
A distribuição da pressão no interior do forno é o resultado de múltiplos fluxos de gás agindo juntos:
1Zona de arrefecimento: entra uma grande quantidade de ar frio, enquanto o ar aquecido é extraído.
2. Zona de combustão: a combustão do combustível gera gases, com a adição de ar primário e combustível atomizado. A pressão nesta zona é geralmente maior que a pressão atmosférica, formando pressão positiva.
3Zona de pré-aquecimento: uma grande quantidade de gases de combustão e vapor de água é descarregada pelo ventilador de escape. A pressão do forno é inferior à pressão atmosférica, formando pressão negativa.
Durante a transição da pressão positiva para a pressão negativa, existe uma interface onde a pressão interna do forno é igual à pressão atmosférica externa.Isto é chamado de plano de pressão zero (ou ponto zero/posição zero).
(1) Antes do plano de pressão zero (zona de pré-aquecimento) → Zona de pressão negativa, benéfica para descarregar gases de combustão e vapor de água, mas pode causar infiltração de ar frio,levando à estratificação térmica e aumento da diferença de temperatura.
(2) Após o plano de pressão zero (zona de disparo) → zona de pressão positiva, impede a entrada de ar frio e mantém uma temperatura estável e uniforme.

II. Controle da posição de pressão zero
Na operação prática, a maioria dos fornos de túnel mantém a zona de cozimento sob ligeira pressão positiva e define o plano de pressão zero em:
1O centro da zona de fogo;
2Ou cerca de 1/3 das linhas de alimentação de carvão em direcção à zona de isolamento;
3Ou um pouco atrás desta posição.
Isso permite que gases de alta temperatura preencham uniformemente toda a pilha de tijolos, garantindo aquecimento uniforme e isolamento dos tijolos em altas temperaturas.

III. Pontos-chave para controlar a pressão positiva
1Vantagens da pressão positiva moderada: atmosfera estável do forno, temperatura uniforme, prevenção da entrada de ar frio.
2Riscos de pressão positiva excessiva: vazamento significativo de gás quente → aumento da perda de calor;
3Se a vedação do fundo do carro do forno for insuficiente → os gases quentes fluem para baixo, possivelmente levando a:
(1) Deformação e deterioração das saias dos veículos dos fornos;
(2) Desgaste das ranhuras de vedação de areia;
(3) Evaporação do óleo lubrificante do rolamento, causando danos ao rolamento;
(4) Deterioração do ambiente de trabalho.
Por conseguinte, o funcionamento do forno de túnel deve evitar pressões positivas excessivas e manter apenas uma pressão positiva ligeira.